quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cavalo, uma história de superação.

Sempre me perguntam sobre filmes de histórias que envolvem cavalos. Conheço muitos e a grande maioria deles diz respeito a superação. Superar as adversidades, os ferimentos, a falta de credibilidade. Há alguns anos foi lançado um filme de nome Seabiscui, a marca de um campeão. É baseado em uma história real de um cavalo de corridas muito promissor que durante uma prova se machuca. A recomendação dos veterinários era o sacrifício. Porém, morava nos arredores do jóquei um velho horsemanchip que na juventude era treinador de cavalos e que foi preterido por seus métodos serem considerados ultrapassados pelos novos treinadores e este velho bugarro não permitiu o sacrifício do cavalo e passou a tomar conta dele. Com o tempo o cavalo foi se recuperando e entra na história um empresário falido e um jóquei maldito. Os três resolvem promover o cavalo e recebem a desaprovação de todos. No final o cavalo se torna o maior cavalo de corridas de todos os tempos. Apesar de contar , vale a pena assistir pois é um belo filme, um relato de superação, do cavalo, do velho treinador, do empresário e do jóquei. Assim , a maioria dos filmes que contam a história de cavalos, como “Sonhadora”, “minha amiga Flika”, “ O corcel negro” , sempre relata a história de algum tipo de superação, de dar a volta por cima e que neste processo o homem é o protagonista e o cavalo o coadjuvante . É o homem que busca a superação e tem o cavalo como aliado nesta busca que sempre termina com o sucesso.

Vivemos hoje sob muita pressão. Crise financeira, muito trabalho, pouco tempo para dedicar a si próprio e a família, faz com busquemos sempre superar tudo isto para ter paz e tranqüilidade . É marcante como o cavalo pode ajudar nesta tarefa. Como professor de equitação, tenho observado uma grande mudança no comportamento das pessoas quando passam a manter contato com cavalos . A intenção neste caso é superar o medo inicial do cavalo , a falta de equilíbrio nas primeiras aulas, o medo das reações do cavalo e superando isto o aspirante a cavaleiro ou amazona está superando os próprios medos que os perseguem na vida comum.. É como uma terapia onde o cavalo ensina como se deve fazer para se interagir e comunicar com ele e o papel do professor é orientar o aluno sobre as técnicas deste processo . Sem perceber vamos pouco a pouco perdendo os medos e ampliando os limites da simbiose com o cavalo e assim vamos eliminando muitos medos que nos afligem no dia a dia.

Então, uma história que envolve pessoas e cavalos sempre é uma história de superação, de conquistas, de sucesso. Por isso que muitas empresas estão investindo no treinamento de vivência de seus funcionários através de aulas de equitação e sensibilização eqüestre onde é desenvolvido a liderança inteligente, a cooperação, a humildade e perseverança, características fundamentais para se ter uma boa simbiose com os cavalos. Ser bem sucedido no contato com os cavalos é sem dúvida uma história de superação onde se tem a oportunidade de se conhecer melhor para aprimorar as relações com as pessoas no trabalho e no cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário